segunda-feira, 10 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os Tropeços do Salário Mínimo

                                            TRABALHO DE MATEMÁTICA
                                           PROFESSORA DILCIANI
                                                    TURMA 901


                                              LINHA DO TEMPO


      Até 1984, quando foi unificado, o mínimo tinha valores diferentes dependendo do estado. Desde sua criação, ele sempre foi bem menor do que a quantia necessária para a sobrevivência.
     
      Este trabalho apresenta os atuais valores do salário mínimo desde o ano de 1940 até os dias atuais, bem como o número de passagens de ônibus que podem ser adquiridas com uma sálario mínimo.
   
      Através de gráficos, tabelas e a situação política econômica de cada período conseguimos observar que poucas vezes na história, o valor subiu realmente.
     
      Estudou-se as mudanças na moeda brasileira, os planos econômicos e o combate à inflação, dívida externa e outros fatores que influenciam nos valores do salário mínimo.

MAQUETE SOBRE O PLANO CARTESIANO

                                               PROFESSORA DILCIANI
                                                 TURMA 801

      
         Vimos que em diversas situações do nosso cotidiano é necessária a utilização de códigos para facilitar as localizações. mesmo em outras épocas, essas situações já estavam presentes, como na navegação e na Astronomia.

        Um dos estudiosos que mais contribuíram nesse sentido foi o filósofo francês René Descartes (1596-1650). René Descartes apresentou ao mundo uma nova maneira de pensar.

       Apresentou um método de localização de pontos e figuras em um sistema baseado em dois eixos que se cruzam em um úncio ponto. Esse sistema, que introduzia a noção de coordenadas, foi aperfeiçoado no decorrer do tempo e anos mais tardem em homenagem a Descates, ficou conhecido como Plano Cartesiano.

              DESCARTES   -     CARTESIUS    -  CARTESIANO

      Hoje o pensamento cartesiano está presente em várias situações do nosso cotidiano.
EX: estacionamento, poltronas de um teatro, xadrez, mapa geográfico, planilhas eletrônicas, batalha naval, gráfico de bolsa de valores, etc.